PVDI Design

  • Projetos
  • História
  • Equipe
  • Clientes
  • Contatos
  • Petrobras
    Petrobras

    Briefing do cliente

    Em 1970, a marca Petrobras se encontrava em desvantagem em relação às marcas de empresas concorrentes no setor de distribuição de combustíveis. Considerando este cenário, a Superintendência de Distribuição da Petrobras nos solicitou para analisar e reposicionar a imagem da empresa, a partir da criação de uma marca que pudesse fazer frente à concorrência.


    Abordagem da PVDI

    No desenvolvimento da nova marca, A PVDI propôs destacar os caracteres "BR", componentes do nome "Petrobras" e sigla representativa de "Brasil". Tal abordagem respondia aos anseios do cliente: síntese, brasilidade e competitividade visual.

    Em 1985, o reconhecimento da marca BR era notável. Diante disso, a holding decidiu que a marca, antes restrita a Superintendência de Distruibuição, fosse também adotada em todo o Sistema Petrobras e suas subsidiárias. Esta adoção completa, já havia sido recomendada pela PVDI na década de 70, que desde o princípio enxergava o potencial representativo da síntese BR para todo o sistema.

    Em complementação a este projeto, criamos os nomes da linha de produtos LUBRAX (com co-autoria de Décio Pignatari) e de serviços BR MIX, ambos os nomes originários do BR.

    Rua dona Mariana 137 | casa 7
    Botafogo | Rio de Janeiro | RJ

    Tel.: [21] 2539 1301
    Cel.: [21] 98287 0037

    Fechar Janela